en

Somos

A origem do Grupo Marques remonta a 1979, quando foi fundada uma empresa de construção civil, a Marques, Lda, hoje Marques, SA. Mantendo o seu cariz de empresa familiar, é atualmente um dos principais grupos empresariais privados dos Açores, com um volume de negócios consolidado de 102 milhões de euros (2016) e mais de 1.000 colaboradores diretos. Está presente em quatro áreas de negócio principais -Construção, Imobiliário, Distribuição e Saúde.

marquesengconstrucao-14

A Marques Engenharia e Construção é o maior conglomerado do setor na RAA, executando empreitadas tanto na região, como no continente português. Emprega cerca de 450 colaboradores . Para além da presença direta no segmento da construção e obras públicas, assegurada através da Marques, SA, esta área de negócio agrega ainda algumas atividades industriais relevantes, organizadas na Marques Britas SA, com destaque para as indústrias extrativas (britas e rochas ornamentais), indústria da madeira (serração, carpintaria), minerais não metálicos (betão, misturas betuminosas) e metalomecânica.

mdistribuicao-16

A Marques Distribuição concentra as participações do Grupo nas empresas da área da distribuição alimentar. No segmento do retalho o grupo opera uma rede de 13 lojas, sob a insígnia SOL*MAR, presente em três ilhas do arquipélago. No segmento da distribuição grossista existe uma unidade de cash & carry, operando sob a insígnia RECHEIO mediante acordo de franchising com o Grupo Jerónimo Martins. O volume de emprego desta área é de cerca de 450 colaboradores.

msaude-17

A presença no setor da saúde é garantida pela Clínica de São Sebastião. Esta unidade de prestação de cuidados de saúde dispõe de mais de 30 especialidades e um corpo clínico de aproximadamente 80 médicos, os quais realizam um vasto leque de serviços que inclui consultas, meios complementares de diagnóstico, serviços de enfermagem e cirurgias.

mexportacao-18

Em 2014 iniciamos um processo de exportação  que, aliando-se à atividade industrial e produtiva do Grupo Marques, conseguiram já, em 2016, exportar mais de 0,9 M€.

MODELO DE GOVERNO

A direção superior dos negócios do Grupo é assegurada pelo Conselho de Administração da Marques SGPS, SA, onde estão presentes os acionistas fundadores do Grupo, Eng.º Primitivo Marques (Presidente) e D.ª Maria Manuela Marques (Vice-Presidente). O terceiro membro deste órgão colegial é o Dr. Pedro Marques, que faz parte da segunda geração da Família e desempenha as funções de Administrador-Delegado.

Em regra, cada empresa constitui uma denominada Unidade de Negócio, cuja gestão operacional é confiada a um Diretor-Geral, que reporta diretamente ao Administrador-Delegado. A estrutura de alta direção do Grupo completa-se com o Diretor-Geral Financeiro e o Coordenador de Serviços Partilhados.

Em cada uma das duas principais áreas de negócio (Construção e Distribuição) funciona uma Comissão Executiva, com funções de coordenação interna e aconselhamento do Administrador-Delegado, da qual fazem parte todos os responsáveis das respetivas unidades de negócio e outros quadros superiores, com funções executivas ou de assessoria.