O Grupo Marques orgulha-se de deter uma capacidade industrial única na Região Autónoma dos Açores, a qual foi sendo instalada e consolidada ao longo de várias décadas. Na sua origem estão atividades ligadas à construção civil, como as indústrias de agregados ou de betão pronto, mas cedo começou a ser trilhado o caminho da diversificação, tendo como critério unificador o aproveitamento dos recursos naturais da Região.
Em todos os segmentos de atividade que integram a componente industrial do Grupo, a capacidade instalada, o domínio da tecnologia e a experiência acumulada permitem responder com rapidez e qualidade a todas as solicitações, mesmo as de maior complexidade e exigência.
Mais recentemente, o Grupo Marques tem vindo a envolver-se em diversos projetos-piloto, em setores tão diversos como os dos materiais (fibras basálticas) ou da indústria farmacêutica e cosmética. Confiamos que estas tentativas poderão vir a dar origem, no futuro, a um ou outro projeto com viabilidade comercial, de grande valor acrescentado e orientado para os mercados internacionais.
Presentemente, as atividades de índole industrial com maior relevo são as seguintes:
– Indústria extrativa: pedra britada (agregados para a construção civil) e rochas ornamentais (basalto tradicional e basalto olivina)
– Indústrias da madeira: serração de madeiras, carpintarias diversas, componentes e produtos de mobiliário residencial
– Produtos minerais não metálicos: produção de betão pronto, artefactos de betão e misturas betuminosas
– Metalomecânica: construções e estruturas metálicas (aço, alumínios), mecânica geral
– Reparação e instalação de máquinas e equipamentos.