EN

Madeira Criptoméria, Basalto e Óleos Essenciais

Em 2014, o Grupo Marques decidiu alargar a sua presença a outras geografias, tendo criado para o efeito uma estrutura autónoma vocacionada para a realização de negócios internacionais. Presidiu a esta iniciativa o desígnio de promover o aproveitamento e a exportação de produtos derivados dos recursos endógenos da Região Autónoma dos Açores, utilizando a capacidade industrial, os meios logísticos e as competências de gestão presentes no Grupo.

Tendo iniciado a atividade em 2015 este sector, cedo, começou a revelar-se uma aposta ganhadora do Grupo, como é notório pela a progressão do volume de vendas que cresceu, sustentadamente, de 0,5 milhões euros em 2015 para um valor próximo de 1,4 milhões em 2018  e tendo já atingido, em 2020, o valor de aproximadamente 2,2 milhões de euros.

Dado o crescimento anual, sempre superior a dois dígitos, é uma área onde o Grupo Marques pretende continuar a apostar, capitalizando a transformação de produtos locais em bens de valor acrescentado, para exportação.

Principais produtos:

Madeira: grande parte da exportação corresponde, para já, à madeira processada sob a forma de tábuas e barrotes da espécie dominante na floresta regional (Criptoméria Japónica), e tendo como principais mercados, o continente Norte Americano e o Europeu.

Pedra: agregados de basalto, chapas de basalto, bagacinas pretas e vermelhas, piroclastos, entre outros.

Outros: pescado, produtos alimentares frescos (hortícolas e frutas tropicais), diversas plantas e algas, bem como óleos essenciais delas extraídos, com destino à indústria cosmética e farmacêutica.

jm@msourcing.org

http://www.azoreanwildfish.com