EN

Madeira Criptoméria, Basalto, Óleos Essenciais, Hidrolatos e Pó de Basalto

Em 2014, o Grupo Marques decidiu alargar a sua presença a outras geografias, tendo criado para o efeito uma estrutura autónoma vocacionada para a realização de negócios internacionais. Presidiu a esta iniciativa o desígnio de promover o aproveitamento e a exportação de produtos derivados dos recursos endógenos da Região Autónoma dos Açores, utilizando a capacidade industrial, os meios logísticos e as competências de gestão presentes no Grupo.

Tendo iniciado a atividade em 2015 este sector, cedo, começou a revelar-se uma aposta ganhadora do Grupo, como é notório pela a progressão do volume de vendas que cresceu, sustentadamente, de 0,5 milhões euros em 2015 para um valor próximo de 1,4 milhões em 2018  e tendo já atingido, em 2020, o valor de aproximadamente 2,2 milhões de euros.

Dado o crescimento anual, sempre superior a dois dígitos, é uma área onde o Grupo Marques pretende continuar a apostar, capitalizando a transformação de produtos locais em bens de valor acrescentado, para exportação.

Principais produtos:

Madeira: grande parte da exportação corresponde, para já, à madeira processada sob a forma de tábuas e barrotes da espécie dominante na floresta regional (Criptoméria Japónica), e tendo como principais mercados, o continente Norte Americano e o Europeu.

Pedra: agregados de basalto, chapas de basalto, bagacinas pretas e vermelhas, piroclastos, entre outros.

A nova empresa MI&A pretende afirmar-se como uma unidade de referência nas áreas de Inovação, Investigação e Desenvolvimento da RAA, privilegiando os produtos endógenos e potenciando a Economia Circular e a Bioeconomia, visando complementarmente a comercialização externa. Entre vários produtos, podemos destacar, os seguintes:

Óleos Essenciais: estes óleos da marca Essentia Azorica, são substâncias naturais líquidas, 100% puras extraídas por destilação a vapor, de flores, folhas, raízes e outras partes das plantas de origem açoriana. Possuem ação terapêutica quando inalados ou absorvidos pela pele. Podem ser usados em aromaterapia. Com um óleo transportador podem, igualmente, ser usados em massagens e variados tratamentos de SPA.

Hidrolatos: destilados de ervas, flores e outras plantas de origem açoriana, também conhecidos como águas florais, hidrolatos, águas de ervas e águas essenciais, são produtos aquosos resultantes da hidrodestilação. Com os hidrolatos, podemos desfrutar das propriedades dos óleos essenciais de maneira mais económica. Por serem suaves, extremamente diluídos, podem ser usados em bebés, crianças, idosos, grávidas porque agem de maneira suave e eficaz.

Pó de Basalto: resulta de um processo de moagem ultra fino de agregados (pequenas pedras vulcânicas) da empresa Marques Britas, SA oriundas da Ilha de São Miguel (Açores), reconhecido por Basalto Olivina. É , portanto, transformado por um britador industrial que vai reduzindo as pedras a partículas até, finalmente, conseguir um pó muito fino, macio e uniforme. Trata-se de um produto ideal para fins cosméticos, massagens, esfoliações, etc.

Pode ler +, nas nossas redes sociais Essentia Azorica

pedra, berão, madeira, criptoméria, etc

https://marquesbritas.pt/produto/

Destilaria: óleos essenciais e hidrolatos.

Outros Produtos: pó de basalto e difusores naturais

https://essentiaazorica.com