EN

Somos

A origem do Grupo Marques remonta a 1979, data da fundação da empresa de construção civil Marques, Lda. Sem perder o seu cariz de empresa familiar, e fruto da capacidade empreendedora dos seus fundadores e descendentes, foi possível crescer sendo atualmente um dos principais grupos empresariais privados dos Açores, com uma implementação no arquipélago e mais de 500 colaboradores diretos. Está presente em quatro áreas de negócio principais – Construção, Indústria, Exportação e Saúde.

A Marques Engenharia e Construção é o maior conglomerado do setor na RAA, executando empreitadas tanto na região, como no continente português. Emprega cerca de 450 colaboradores . Para além da presença direta no segmento da construção e obras públicas, assegurada através da Marques, SA, esta área de negócio agrega ainda algumas atividades industriais relevantes, organizadas na Marques Britas SA, com destaque para as indústrias extrativas (britas e rochas ornamentais), indústria da madeira (serração, carpintaria), minerais não metálicos (betão, misturas betuminosas) e metalomecânica.

A presença no setor da saúde é garantida por:

Clínica de São Sebastião. Esta unidade de prestação de cuidados de saúde dispõe de mais de 30 especialidades e um corpo clínico de aproximadamente 80 médicos, os quais realizam um vasto leque de serviços que inclui consultas, meios complementares de diagnóstico, serviços de enfermagem e cirurgias.

Marques Inovação e Ambiente (MI&A). Esta empresa com cariz incubador de projectos inovadores, criou e desenvolve o projeto CUIDAR e VIVER constituído por uma Unidade de Geriatria e, em breve, por uma Unidade de Convalescença. O projeto CUIDAR e VIVER disponibiliza Serviços de Apoio em Saúde à população geriátrica.

Em 2014 iniciamos um processo de exportação  que, aliando-se à atividade industrial e produtiva do Grupo Marques, conseguiram já, em 2016, exportar mais de 0,9 M€.

Desde 2021, a nova empresa MI&A, pretende afirmar-se como uma unidade de referência nas áreas de Inovação, Investigação e Desenvolvimento da RAA, privilegiando os produtos endógenos e potenciando a Economia Circular e a Bioeconomia, visa complementarmente a comercialização externa. Aqui, destaca-se a área de negócio da hidrodestilação de flores, folhas, raízes e outras partes das plantas de origem açoriana com a criação de óleos essenciais, hidrolatos e produtos complementares com a marca ESSENTIA AZORICA.

MODELO DE GOVERNO

A direção superior dos negócios do Grupo é assegurada pelo Conselho de Administração da Marques SGPS, SA, onde estão presentes os acionistas fundadores do Grupo, Eng.º Primitivo Marques (Presidente) e D.ª Maria Manuela Marques (Vice-Presidente). O terceiro membro deste órgão colegial é o Dr. Pedro Marques, que faz parte da segunda geração da Família e desempenha as funções de Administrador-Delegado.

Em regra, cada empresa constitui uma denominada Unidade de Negócio, cuja gestão operacional é confiada a um Diretor-Geral, que reporta diretamente ao Administrador-Delegado. A estrutura de alta direção do Grupo completa-se com o Diretor-Geral Financeiro e o Coordenador de Serviços Partilhados.

Em cada uma das duas principais áreas de negócio (Construção e Distribuição) funciona uma Comissão Executiva, com funções de coordenação interna e aconselhamento do Administrador-Delegado, da qual fazem parte todos os responsáveis das respetivas unidades de negócio e outros quadros superiores, com funções executivas ou de assessoria.